Grupo de Teatro Miguel Torga

 

Quem Somos

 

O "Grupo de Teatro Miguel Torga" da NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas (NMS|FCM) da Universidade NOVA de Lisboa (unl.pt) é constituído por mais de 20 elementos, entre alunos de Medicina e de outras faculdades.

É independente do associativismo académico, está registado como associação sem fins lucrativos e obtém os seus fundos com receitas próprias, apoios e patrocínios.

O Grupo foi fundado em Janeiro de 1995, poucos dias após a morte de Miguel Torga (Adolfo Rocha) quando um grupo de alunos decidiu criar um espectáculo de música e poesia que estreou a 7 de Abril desse ano com o nome "Uma Noite em Homenagem a Miguel Torga".

Desde então encenou obras de Molière, Tenessee Williams, Oscar Wilde, Ibsen, Milan Kundera, García Lorca, Jean Genet, Bernardo Santareno, Tchèckov, Prandello, Jean-Paul Sartre, entre outros (ver historial).

O funcionamento do Grupo é baseado na encenazão colectiva, pelo que os seus membros desempenham os diversos papéis: são actores, produtores, realizadores, encenadores, cenógrafos, técnicos de luz e som, designers e fotógrafos, relações públicas, entre muitas outras tarefas fundamentais à criação de um espectáculo. É da sua inteira responsabilidade toda a concepção e montagem dos espectáculos. No entanto, poderá haver, casualmente, a participação de um encenador profissional.

O GTMT conta com participações em diversos festivais de teatro:
- Festival de Teatro Francófono com "Comédias de Molière" em 1999;
- Festival ACTUS 2004 com "Nu com Violino" de Noel Coward;
- Festival Anual de Teatro Académica de Lisboa (FATAL) com “Tio Vânia” de Tchékhov (2000); “As Bruxas de Salém” de Arthur Miller (2005); “As Lágrimas Amargas de Petra von Kant” de Reiner Fassbinder (2008), com a qual recebeu uma Menção Honrosa; “O Crime de Aldeia Velha”, de Bernardo Santareno (2010), "Seis Personagens à Procura de um Autor" de Luigi Pirandello (2012), "O Despertar da Primavera" de Frank Wedekind (2013) e "As Mãos Sujas" de Jean-Paul Sartre (2014);
- Festival Certame no SOTAO (Porto, 2011) com "Seis Personagens à Procura de um Autor" de de Luigi Pirandello.

Regista-se ainda uma actuação no Auditório Principal do CCB em 2005, "Ouço os Passos Dele no Corredor", uma peça de Mário Cordeiro, e colaboração com o Teatro de Almada, onde alguns espectáculos também foram apresentados.

Entre os grandes projectos, o Grupo organiza anualmente workshops dirigidos à prática teatral no geral ou dirigidos a um projecto em específico, tendo já trabalhado com Sérgio Grilo, Carla Galvão, Helena Vieira, Fernando Luís, KARAS, Miguel Borges, Romeu Costa, entre outros. O Grupo também tem historial na participação em diversos eventos e festividades integrados na comunidade e em contexto académico, não apenas com a apresentação de espectáculos de teatro, mas também com música, cinema e poesia.
 

 

› Queres pertencer ao GTMT?

 

Preenche este formulário, e espera pelo nosso contacto. Não te esqueças de preencher o que te motiva a querer entrar no GTMT!

O GTMT é um grupo de teatro académico e amador, pelo que os seus membros fazem tudo além da representação: figurinos, luz, cenário, publicidade... São sempre necessárias pessoas que estejam dispostas a trabalhar em vários campos e que não se limitem à actuação. Amor ao teatro é essencial!


 

 

 

 

 

 

Grupo de Teatro Miguel Torga